sexta-feira, 26 de junho de 2020

Previsão Para Retorno às Aulas Presenciais


Plano/Previsão para retorno às aulas presenciais

 

Srs. Pais/Responsáveis e Queridos Alunos!

 

A Direção da Escola Horácio Manley Lane, vem informá-los sobre o planejamento de um possível retorno às aulas em 08/09/2020.

 

Na data do dia 24/06/2020 o Sr. Secretário da Educação de São Paulo Rossieli Soares, deu entrevista à Rede Estadual de Ensino, bem como para outras redes sociais, sobre o planejamento de previsão de retorno às aulas. 

 

Passamos abaixo o resumo da entrevista.

 

Reiteramos que enquanto estivermos em aulas virtuais, todos devem participar pelos canais já informados neste blog e demais redes sociais da escola. A escola... professores... gestores... coordenadores... funcionários, continuam trabalhando com muito engajamento para fazer com que a aprendizagem não pare. Por meio de números consolidados em nosso Conselho de classe, constatamos uma boa participação de vocês, nossos queridos alunos.

 

Estaremos atualizando as informações. 

 

 

A DIREÇÃO

 

 


RESUMO DA DIVULGAÇÃO DO CALENDÁRIO DE PREVISÃO DO CALENDÁRIO ESCOLAR PÓS COVID-19

 

1. A volta às aulas estará ligada diretamente ao cenário de saúde de TODO o ESTADO DE SÃO PAULO.

2. Para que seja efetiva e continuada a retomada GRADUAL e RESPONSÁVEL, será necessário que as regiões se mantenham na FASE AMARELA da PANDEMIA.

 

3. Retorno previsto para iniciar em 08 de setembro (terça feira). Após a apresentação do MAPA DA PANDEMIA que será divulgado em COLETIVA no dia 04 de setembro pelo GOVERNO ESTADUAL.

 

 A retomada será efetuada de forma gradual em 3 etapas:

1 – até 35% do público em sala de aula;

2 – até 70% do público em sala de aula;

3 – até 100% do público em sala de aula;

 Obs 01.: Sendo as etapas 2 e 3 com o estado em FASE VERDE (fase final) da PANDEMIA.

 Obs 02.: Se uma região regredir para as fases laranja ou vermelha, a reabertura será suspensa naquela região.

 

📝 CONDIÇÕES PARA REABERTURA 📝

 

1️. DISTANCIAMENTO

a) Obrigatório o distanciamento de 1,5 m entre as pessoas, especialmente na sala de aula, exceto na educação infantil.

b) Recomendável adotar ensino remoto combinado com o retorno gradual das atividades presenciais.

c) Organizar os horários de entrada e saída, evitando aglomeração e preferencialmente fora do horário de pico do transporte público.

d) Feiras, palestras, seminários, competições e campeonatos esportivos, comemorações, assembleias etc. estão proibidos.

e) Os intervalos ou recreios devem ser feitos com revezamento de turmas em horários alternados.

f) Atividades de educação física, artes e correlatas podem ser realizadas mediante cumprimento do distanciamento de 1,5 m, preferencialmente ao ar livre.

 

2️. HIGIENE INDIVIDUAL

a) Higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%;

b) Uso obrigatório de máscara dentro da instituição de ensino, no transporte escolar e em todo o percurso de casa até a instituição de ensino;

c) Disponibilizar os EPIs necessários aos funcionários para cada tipo de atividade Fornecer água potável de modo individualizado. Caso a água seja fornecida em galões, purificadores, bebedouros ou filtros de água, cada um deve ter seu próprio copo;

 

3️. SANITIZAÇÃO DE AMBIENTE

a) Higienizar os banheiros, lavatórios e vestiários antes da abertura, após o fechamento e, no mínimo, a cada três horas;

b) Certificar-se de que o lixo seja removido no mínimo três vezes ao dia e descartado com

c) Segurança;

d) Manter os ambientes bem ventilados com as janelas e portas abertas, evitando o toque nas maçanetas e fechaduras;

e) Higienizar os prédios, as salas de aula e, particularmente, as superfícies que são tocadas por muitas pessoas (grades, mesas de refeitórios, carteiras, puxadores de porta e corrimões), antes do início das aulas em cada turno e sempre que necessário;

f) Manter os ambientes bem ventilados com as janelas e portas abertas, evitando o toque nas maçanetas e fechaduras;

g) Certificar-se de que o lixo seja removido no mínimo três vezes ao dia e descartado com segurança;

 

4️. COMUNICAÇÃO

a) Comunicar as famílias e os estudantes sobre o calendário de retorno e os protocolos com no mínimo 7 dias de antecedência;

b) Priorizar o atendimento ao público por canais digitais (telefone, aplicativo ou online);

c) Produzir materiais de comunicação para distribuição nas instituições de ensino na chegada dos estudantes, com explicações de fácil entendimento sobre a prevenção da COVID-19;

 

5️. MONITORAMENTO

a) Não permitir a permanência de pessoas sintomáticas para COVID-19 na instituição de ensino;

b) Profissionais e alunos que fazem parte do grupo de risco devem ficar em casa e realizar as atividades remotamente, na primeira fase do plano de retorno às atividades presenciais;

c) Recomendação para instituições de ensino públicas e privadas aferirem a temperatura das pessoas a cada entrada;

d) Separar uma sala ou uma área para isolar pessoas que apresentem sintomas na instituição de ensino até que possam voltar para casa;

e) Orientação aos pais ou responsáveis para aferirem a temperatura dos estudantes antes de eles irem para a instituição de ensino e ao retornar. Caso a temperatura esteja acima de 37,8° C, a recomendação é ficar em casa;

 

⚠️ FRENTES ESTRUTURANTES DO RETORNO ⚠️

1️. Acolhimento socioemocional;

2️. Recuperação e aprofundamento da aprendizagem;

3️. Prevenção do abandono e da evasão escolar;

 

PARA MAIS DETALHES, ACESSAR:

 www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/

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